Banco Mundial duplica financiamento para Cabo Verde, diz governo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou, fim-de semana, que o Banco Mundial (BM) duplicou o envelope financeiro para Cabo Verde para os próximos três anos, passando de 42 milhões de dólares americanos para 90 milhões.

Segundo Ulisses Correia e Silva, “isto é o resultado de um grande esforço de restauração da confiança junto dessa instituição”, confiança que, precisou, “estava degradada devido à situação em que o anterior Governo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) deixou a tansportadora aérea cabo-verdiana (TACV)” e suas “implicações em termos de riscos para a economia do país”.

Na sua página do Facebook, Ulisses Correia e Silva indicou que “a TACV estava para ser liquidada” e que “todos os dados apontavam para esse caminho”.

Mas, prosseguiu, “devido a esforços deste Governo, a empresa vai ser reestruturada e privatizada com o apoio do BM”.

A seu ver, isto é o resultado da inversão da tendência de descalabro financeiro em que se encontrava a empresa e de uma estratégia credível de recuperação e de privatização.

De acordo com o disse o primeiro-ministro cabo-verdiano, num encontro com militantes do Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder), na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, Cabo Verde já recuperou a confiança de vários países e instituições como o Banco Mundial e a União Europeia (UE).

Ulisses Correia a Silva disse já saber o que vai acontecer no país doravante, não podendo, no entanto, por precaução, revelar como é o dossier relativo à TACV e à questão de isenção unilateral de vistos a cidadãos da UE que está a gerar alguma polémica no país.

De acordo com o chefe de Governo, muitos cidadãos cabo-verdianos consideram que essa medida devia merecer reciprocidade por parte dos países europeus em relação aos Cabo-verdianos que viajam para a Europa.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos