ARFA realiza encontro com intervenientes do sector farmacêutico de Santiago Norte

A actividade decorre no âmbito da publicação do Decreto-Lei nº 17/2017, de 17 de abril, que institui o Sistema Nacional de Farmacovigilância.

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) realiza sexta-feira (30) um encontro com os intervenientes do sector farmacêutico de Santiago Norte. A actividade decorre no âmbito da publicação do Decreto-Lei nº 17/2017, de 17 de abril, que institui o Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF), uma das acções desenvolvidas pela ARFA para a sua implementação.

A reunião, a ter lugar no Gabinete da Região Sanitária Santiago Norte, tem como público-alvo os profissionais de saúde do Hospital Regional Santiago Norte, delegados de saúde das estruturas de saúde pertencentes à região e respetivos gestores de risco.

De realçar que a garantia da qualidade na assistência em saúde prestada à população e a sustentabilidade dos sistemas de saúde implicam a existência de uma rede integrada constituída pelas diversas entidades competentes. Entre eles titulares de autorização de introdução no mercado, importadores e distribuidores do sector, instituições de ensino e profissionais de saúde.

O funcionamento desta rede representa para cada interveniente, um conjunto de actividades por forma a cumprirem com as responsabilidades relativas à farmacovigilância, permitindo a monitorização da segurança e qualidade e a avaliação da relação benefício risco dos medicamentos.

Fonte: A Nação

Notícias